Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

É possível saber se meu bebê escuta?

O bebê é capaz de ouvir por volta da 21ª semana de gestação, idade em que seu aparelho auditivo já está completo, ocorrendo posteriormente apenas o aprimoramento da audição. 
Ao nascer, algumas reações do bebê nos dão indícios de que ele é capaz de ouvir, como assustar ao escutar a porta bater ou a panela cair. Isso é um bom sinal, mas não garante que ele escuta todos os sons necessários para o seu desenvolvimento adequado. 
Para identificarmos se o bebê apresenta uma boa audição, é fundamental que seja realizada uma avaliação específica. A Triagem Auditiva Neonatal ou Teste da Orelhinha é o programa de avaliação da audição em recém nascidos, que possibilita a detecção precoce da perda de audição. 
 A perda auditiva tem alta incidência na população geral, de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos, sendo esta incidência maior do que daquelas doenças detectadas no teste do pezinho, por exemplo. Por esse motivo é muito importante que a avaliação auditiva seja realizada o mais precocemente possível. 
A Lei Nº 12.303, de 02 de Agosto de 2010, sancionada pelo ex-presidente Lula, garante o direito da realização da Triagem Auditiva Neonatal à todas as crianças em hospitais e maternidades.
O teste é simples e rápido, exigindo apenas a colocação de um tipo de fone na orelha do bebê. Não doi e não é necessário tirar sangue, como muitas mães imaginam.




Procure o posto de saúde da sua região e se informe sobre a marcação e locais de referência para a realização do teste. 

GARANTA O DIREITO DO SEU FILHO DE OUVIR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário