Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Infecções de ouvido e amamentação, qual a relação entre elas?

As infecções de ouvido correspondem ao diagnóstico mais frequente entre as crianças e os bebês que são alimentados com mamadeira são mais susceptíveis do que as crianças amamentadas ao peito.
Vamos entender o motivo.
Todos nós apresentamos um canal em forma de tubo que vai do fundo da garganta até o ouvido. O nome desse canal é tuba auditiva.
Uma experiência para confirmar a existência da tuba auditiva é tamparmos a boca e o nariz e fazemos força. Você sentirá uma pressão dentro do ouvido, o que indica que o ar passou por esse canal e chegou a sua orelha.
O bebê, assim como todo seu corpinho, apresenta esse canal bem curto. Quando ele é amamentado deitado, o que normalmente acontece com bebês que fazem uso de mamadeira, esse leite facilmente pode escorrer pela tuba auditiva e chegar a sua orelhinha gerando infecções ou dor de ouvido. Veja a figura:

 A amamentação (seio ou mamadeira) mais próximo possível da posição sentada diminui o risco de desse leite chegar até a orelha.

As crianças com dor de ouvido podem apresentar febre alta, náusea, vômitos, irritabilidade, dores de cabeça, etc. Pode haver um mal-estar geral e até diarréia ocasional.  Se as infecções de ouvido forem constantes e sem tratamento, a criança poderá até ter perda de audição.
A dor de ouvido causada por infecções pode ser tão intensa a ponto de despertar a criança durante o sono ou impedir que adormeça.
Evidenciando algum desses sinais e sintomas, a mãe deverá procurar atendimento médico para devido diagnóstico e tratamento adequado, evitando-se assim maiores complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário